quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

COMO EXTIRPAR SEM UMA EXPLICAÇÃO ? POR ROSA MARIA DAOLIO

Levantei meio tarde  ás 11 horas da manhã ,mas  também com esse tempo chuvoso ;sabe,  estou  sempre me desculpando pra evitar  um julgamento consciente , como se fosse possível .
Caminhando  do meu quarto até a sala de café , de repente  olhei pra horta e não vi o pé de chuchu , adorável  chuchu em que meus antepassados diziam machucho , talvez porque   no Brasil  descendentes de italianos sempre vem  com um “ má que bela coisa”   na frente de alguma frase exclamativa .
O pé de chuchu foi extirpado pelo  plantador  na eco agricultura ; e diferente do que o mundo acha que chuchu dá em qualquer lugar de qualquer jeito, não é bem assim,  depois dos agrotóxicos  e da liberdade da  expressão corporal , a fruta só  vinga  depois de preparado  muito o solo, evitando  contaminações que possam impedir o crescimento da fruta  do chuchuzeiro (sechim edule )  que é rica em vitaminas B, C e minerais tais como : cálcio, fósforo e ferro  e que cozida em saladas  nos proporciona um alivio de tensões , baixa a temperatura  do corpo  e propicia um sabor exato  de chuchu sem deixar cicatrizes .
Irritada e inconformada, não consegui  me dirigir  a ele   para perguntar :  por que  arrancou o pé de chuchu ?- Talvez seja melhor  perguntar  numa  outra   hora  para  não  me comprometer  raivosamente ;  pensei !
(ou senti vergonha por ter acordado tarde )

Em  respiro fundo  vou degustar um café amargo, lanche de presunto com queijo  nem pensar; depois de algumas horas secando meu carro , nem vem ao caso explicar qual a razão disso; ainda que  eu imagine  qualquer resposta que o Oscar possa me dar por que arrancou o pé de chuchu ? ; eu continuo cada vez mais irritada  e olha  só ; surgiu ao meu redor um panapanã  de borboletas , nesse instante  ,  eu já  estava  colhendo goiabas .

E na  escolha  das goiaba melhores para fazer uma goiabada  o momento me levou a pensar ; será que é assim nos  governos   um individuo cisma de extirpar um programa que vem dando frutos  e , por quê? ; e ficamos imaginando respostas... Esta sendo   assim no município , aconteceu com  o desaparecimento dos Pontos de Cultura,  na desconstrução de equipes da saúde da família, com as grades  ou  muros nos equipamentos  públicos ; talvez em  breve jardins  serão cercados com grades (total exclusão )  como exemplo no passado  o Parque Trianon em São Paulo ,  a Praça Paris no Rio de Janeiro  .- Ah ! Chega ! Amanhã  vou levantar cedo e quando o Oscar chegar  vou perguntar, aliás, perguntar não ofende ;  por que você extirpou o pé de CHUCHU ?

OBSERVAÇÃO : Acho que vem ao caso eu explicar que essa crônica é uma reflexão que vem do pé de Chuchu e vai ao extermínio de pessoas e a morte por FOME de uma população nos conflitos do Oriente Médio , na Coréia do Norte com a Coréia do Sul e a Guerra perene nos países da ÁFRICA (invisível). 14 de janeiro de 2016 .


(amina rosa)