domingo, 6 de março de 2011

CONFISSÃO NA PRIMAVERA


PRIMAVERA NA DÉCADA DOS CINCOENTA!!!
BAFIO DE COISA VELHA OU ESTRAGADA!!! (BAFIO AUSÊNCIA DE RENOVAÇÃO)

NASCI NO INVERNO , COM O SOPRO FORTE DO PRIMEIRO DIA DE AGOSTO, DIZEM QUE QUEM NASCE NESSE MÊS É LOUCO PORQUE É O MÊS DE CACHORRO LOUCO ...Sou menina Mulher “a chimbica” como meu  Pai me apelidou...LOGO NA ENTRADA DA PRIMAVERA...Chimbica naquela época dos anos cinqüenta era um automóvel Fordinho, acho que por isso que fiquei meio fortinha.Mas só a NATA da cidade possuía E PASSEAVA ,FAZENDO INVEJA desde 1929, depois CHEVROLET E CITROËN .

As parteiras e médicos andavam em carroças mesmo...ainda bem!- senão , nasceriam APENAS QuatroCentÕES, ou DESCENDENTES DE  IMIGRANTES que jamais substituíram os negros nas roças de café.
A estação Primavera no hemisfério Sul ocorre sobre o equinócio,onde se registra que dia e noite tem igual duração...
Meu irmão , Nando, meu ídolo, EU NO auge da minha adolescência, li no  seu caderno essa frase: “Na primavera as flores nascem, crescem e desabrocham-se!”- Achei linda,  com ÀQUELAS grandes letras de forma que tento imitá-las até hoje .
E eu pensava que ele estava apaixonado ,  sentia ciúmes... não sei porque eu não dei meu primeiro beijo nele! AH!!! Éra PECADO .

Existe gente, nessa primavera de 2010, que não se deu conta , cito  :   OS DEL CORVOS , Del GREGÓRIOs PESTANAS ,ALGUNS DEL ÓLIOS  TAMBÉM,  que possuem “igual duração”e igual AROMA DE PRIMAVERA COMO:  OS DEL SILVAS, DEL PINTOS.
No presente minha alegria maior é sentir cheiro da minha infância E do Vírgulino , um senho NEGRO  andarilho , que parava na primavera NA VENDA  QUE TAMBÉM ERA MINHA casa , ELE me dava um colo enquanto minha mãe cozinhava PARA padre e freiras, QUE VINHAM À MISSA NO DOMINGO , POIS A IGREJA ERA EM FRENTE A VENDA QUER DIZER : DA MINHA CASA. EU NÃO TENHO NENHUMA LEMBRANÇA DE COLO DE PADRE OU DE FREIRA (GRAÇAS A DEUS!!!); Mas minha família estava ali acolhendo fraternalmente... TODOS.

Por isso hoje, SENHORA DE MIM , DE VEZ ENQUANDO VOU À igreja e SEMPRE   VOU NOS terreiros...   SEMEIO  ERVAS E  FLORES NO MEU PEQUENO PEDAÇO DE SOLO, DEBAIXO DA CHUVA MANSA DA PRIMAVERA.



 
 Rosinha , DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário